Na imagem, você vê a enfermeira obstetra auscutando os batimentos cardíacos do bebê em um parto em casa planejado. Este monitoramento é um dos fatores que torna o parto em casa seguro.
A segurança da mãe e do bebê durante o parto e nascimento é sempre uma prioridade absoluta para famílias e profissionais. O mesmo acontece no parto em casa.
No momento de escolher o local de parto, a mulher deve ter acesso a informações de qualidade. Você sabia que sua própria CASA pode ser considerada como uma opção segura? Sim, já existem estudos científicos a respeito deste assunto que podem auxiliar a desmistificar o Parto Domiciliar Planejado.
Os estudos apontam que não há diferença nos desfechos relacionados a mortalidade materna, mortalidade neonatal ou quaisquer desfechos desfavoráveis na comparação entre os partos que ocorreram no hospital e os partos que ocorreram em casa. Entretanto, os partos domiciliares reduzem o número de intervenções e suas complicações além de reduzir a incidência de cesarianas.
É importante ficar atenta, porque um fator de segurança é que seja avaliado o histórico de saúde prévio da mulher e também do pré-natal. Ou seja, é preciso avaliar se a mulher que deseja o parto em casa é elegível ou não para esta escolha.
É importante reforçar que parto domiciliar é assistido por profissionais tecnicamente habilitadas, que prestam assistência contínua e que baseiam sua prática em evidências científicas atuais fortalecendo as escolhas e autonomia da mulher, elementos importantes para um ambiente favorável e seguro parao parto e nascimento com segurança e respeito.
Respondendo a pergunta inicial, SIM PARTO DOMICILIAR PLANEJADO É UMA OPÇÃO SEGURA!
Quer saber mais? Leia um revisão sistemática nacional sobre parto em casa: https://www.scielo.br/j/csc/a/PHwbP7cr6w4bSczKPgBH7pw/
Leia também o texto feito pela Equipe Lunares de Parteiras: https://casanascita.com.br/parto-domiciliar-planejado-e-seguro/
Foto: @estudiobarbarella
Equipe parto domiciliar: @equipelunares – Casa Nascitá