Psicologia

Psicologia e Psicanálise

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, utilizando-se, para tanto, de um amplo conhecimento teórico e prático obtido.
A(o) Psicóloga Clínica atua na área da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional. Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.

A psicoterapia, por sua vez, como uma das estratégias/atividades da(o) Psicóloga(o) Clínica(o),pode ser compreendida como um campo de conhecimentos teóricos e técnicos, bem como uma prática de intervenção sustentada por tais conhecimentos, que se desenvolve em um relacionamento humano e interpessoal. O processo psicoterapêutico se respalda em métodos e técnicas, sob uma perspectiva biopsicossocial, reconhecidos pela ciência por sua eficiência e eficácia, e orientados pela ética profissional. Alguma forma de dor, de sofrimento humano, de insatisfação psicológica, própria dos seres humanos, individualmente ou em grupo, está na base da mobilização para a psicoterapia e faz parte de seu campo de ação. Entre seus objetivos podem estar: a ampliação do autoconhecimento e da utilização de recursos pessoais. a ampliação do desenvolvimento e da utilização de recursos psíquicos para lidar com situações de vida ou condições subjetivas, a melhora nas condições de vida e bem-estar, o tratamento de condições de sofrimento psíquico.

No que se refere à Psicanálise, poderíamos descrever sobre algumas das tantas escolas psicanalíticas que se desenvolveram a partir do legado de seu criador, o médico austríaco Sigmund Freud. Contudo, daremos ênfase à Psicanálise Winnicottiana, que tem origem a partir dos trabalhos do médico pediatra, psiquiatra infantil e psicanalista D.W. Winnicott. Para ele, todos nós humanos nascemos com uma tendência inata ao amadurecimento. Mas, como toda tendência, esta depende, de modo absoluto no início da vida, de um ambiente suficientemente bom. Esse ambiente é personificado nos cuidados que a mãe, ou sua substituta, despende ao bebê. A importância deste ambiente é crucial para que o curso do amadurecimento emocional se suceda ou, para dizer de outro modo, para que alcancemos a saúde emocional, em função de algumas características elementares. Este ambiente é confiável, previsível e seguro, de modo que qualquer experiência, do ponto de vista do bebê, que escape a tais qualidades, podem ser sentidas como intrusões e interrupções na continuidade de ser do bebê. De modo geral, podemos afirmar que tais intrusões podem ser consideradas a origem de diversos distúrbios maturacionais. Na saúde, a dependência, que era absoluta no início da vida, vai se tornando relativa e rumando à independência que nunca será absoluta. A psicanálise clínica winnicottiana objetiva contribuir com processos de amadurecimento emocional dos indivíduos, através do atendimento especializado às necessidades emocionais destes, fornecendo repetidas experiências relacionais de cuidado, constituindo ambiente facilitador para que sucessivos processos de integração emocional sejam alcançados. Na Casa Nascitá, esta modalidade de cuidado especializado está disponível como estratégia de alcance à saúde emocional.