Rodas de Gestantes

A Roda de Gestantes é um espaço de diálogo e, portanto, de aprendizagem para famílias que estão gestando seus filhos.

Para fortalecer e receber apoio em suas escolhas, nada como estar cercada de pessoas que estão vivendo a mesma fase que você e estão buscando por um parto seguro e respeitoso.

A Roda é facilitada por Doulas e Obstetrizes experientes, que trazem informação de qualidade. Uma oportunidade de estabelecer trocas e formar vínculos com outras famílias que compartilham desse período incrível de gestar uma vida.

Esperamos por você. É presencial e gratuito.

Todos os sábados ás 10hs. Consulte a programação de temas!

Barbara Muglia

Doula, educadora pré-natal e psicanalista integrativa / ADOSP 22.331

Barbara Muglia é doula, educadora pré-natal e psicanalista integrativa.
Acredita que gerar vidas é impulso criativo e amoroso para a mais potente transformação de si e do mundo.
Educadora corporal, mestra (2016) e doutora (2021) em educação pela USP, pesquisadora em educação de sensibilidade e caminhos de (auto)formação.
Terapeuta e psicanalista integrativa e junguiana desde 2018, atendendo mulheres em suas travessias, especialmente da pré-concepção ao puerpério.
Doula, educadora e terapeuta pré e perinatal desde 2022, se especializou em pré-natal integrativo com gestante e acompanhante – ênfase na preparação emocional e corporal para gestar, parir e cuidar, e cuidados ancestrais.
Formações: Instituto D’Alma, Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa, Terapia sistêmica, Doula e Terapeuta de pré-natal holístico, Aromaterapia, Birth in motion, Spinning babies, Escola de Artes do Nascer e Associação Nacional de Educação Pré-Natal – ANEP Brasil.

Cibele Albuquerque

Doula, instrutora GentleBirth e hipnoterapeuta

Cibele Albuquerque é doula formada pelo GAMA em 2018, educadora perinatal, instrutora GentleBirth, hipnoterapeuta especialista em hipnose na assistência obstétrica e pós-graduanda em Neurociências e Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Apesar do foco em sua formação se dar principalmente no campo comportamental e em estratégias cognitivas para uma experiência de parto positiva a partir do ponto de vista neuropsicoendócrino, também tem formações em cursos como a Arte do Parto da renomada parteira Naolí Vinaver, Oficina de spinning babies, curso de Anatomia e Fisiologia do parto ampliadas e Massagem para gestação e pós-parto.

Sua trajetória como doula começou em 2016, no parto do seu filho, Pedro, onde fez uso de hipnose para se preparar para o parto, o que contribui muito com sua experiência. Ela acredita no poder de transformação que nascimentos positivos trazem para a família e para o mundo.

Daliria Jorquera

Doula, placenteira, praticante de naturologia obstétrica e massagem integrativa

Daliria é mãe do Murilo, que nasceu de parto normal e induzido, após uma gestação de risco (DG, trombofilia e toxo+). A sua experiência de parto foi tão respeitosa, transformadora e intensa que hoje se dedica aos cuidados de mulheres e pessoas gestantes em todo o ciclo gravídico-puerperal, levando informações de qualidade que favorecem escolhas mais conscientes, revelando a importância dos cuidados integrativos da saúde física e emocional para a pessoa que gesta, mostrando caminhos e possibilidades para conquistar um parto respeitoso e seguro.

Nas consultas de pré-natal e pós-parto oferece cuidados individualizados e terapias naturais, como massagens (relaxante, integrativa e abhyanga), aromaterapia, cuidado através das ervas (cama de ervas, fitoterapia, pindas chinesas), escalda-pés, fechamento de matriz (fechamento de parto), exercícios de presença como respiração consciente, movimentos de percepção e consciência corporal e soltura da pelve.

Manipula placenta para o feitio de medicinas como cápsulas, tintura, óleo, pomada e artes de recordação, como filtro dos sonhos e pingentes.

Cresceu cercada de natureza e acreditando no poder de cura das ervas. Pisar na terra, observar as estrelas e acender fogueira é uma paixão antiga.
Sua flor preferida é o girassol, ama café da manhã com mesa farta, gosta de pessoas e de conversas profundas.
Como uma boa canceriana, adora filmes de comédia romântica e se emociona com muita facilidade. Seu lugar preferido no mundo é sua casa e as pessoas preferidas moram nela.

Elis Teixeira

Doula, educadora e placenteira

Faz parte das coletivas: Acolher e Cuidar Coletiva de Doulas e Makota Terapia Ancestral. Doula e Placenteira desde 2017, formada pelo coletivo Multiplicando Doulas. Elis acompanha mulheres e suas famílias durante a gestação, o parto e o pós-parto focando em terapias ancestrais de autocuidado. Possui formações em Aromaterapia para gestação, parto e pós-parto (2020), Fitoterapia (2018), Yoga para o parto (2019), Reflexologia Tailandesa (2020), Massagem Relaxante e Yoga Massagem Ayurvédica (2021).Para o acolhimento da família no pós-parto ela desenvolve produtos medicinais à base de placenta. 
Em 2018 e 2023 atuou com rodas de gestantes e puérperas no Centro de Progressão Penitenciária do Butantã e na Penitenciária Feminina da Capital.
Em 2021 e 2022 atuou como Educadora Perinatal com famílias em vulnerabilidade social atendidas no SASF Chico Mendes – UNAS – Heliópolis.
Atuou como educadora em comunidades de imigrantes africanas e indígenas na Incubadora Pública de Economia Solidária da Cidade de São Paulo em 2016 e 2017.
Formou-se em História na Universidade de São Paulo (USP). Concluiu o MBA em Gestão de Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011.

“No mundo da violência obstétrica
Eu sou acolhimento
No mundo machista
Eu sou feminista
No mundo das cesáreas agendadas
Eu sou o parir natural
No mundo do autoritarismo
Eu sou o respeito
No mundo do não grite
Eu sou o vocalize livremente
No mundo do berço aquecido
Eu sou bebê no colo
No mundo do medo
Eu sou coragem
No mundo do ódio às mulheres
Eu sou amor e luta” (Poema escrito por Elis Teixeira e que segundo ela, define a sua prática profissional cotidiana)

Samanta Giannico

Doula, educadora perinatal e parental, educação somática, massagem integrativa

Samanta Giannico é doula, nas pautas do parto humanizado há mais de 10 anos, educadora perinatal unindo a cultura da primeira infância.

Atua no acompanhamento da gestação, trabalho de parto e puerpério, com foco na escuta terapêutica individualizada do processo da perinatalidade, e elabora atendimentos individualizados ao ciclo gravídico puerperal.

Complementam seu trabalho de doula formações na área da mobilidade facilitadora para o parto (Educação somática), mentorias para parto humanizado, educação parental, massagem ayurvédica, pedagogia – do puerpério e a primeiríssima infância.

Criadora do Gestar Parir Amar e de frentes de apoio à perinatalidade. Já passou por uma violência obstétrica e um parto humanizado. Adquiriu um olhar de inter relação da gestação até a primeira infância.

Maria Carolina Campos

Psicóloga, CRP 06/75793

Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003, com experiencia clínica em psicoterapia individual e em grupo, de adultos e adolescentes, atuando tanto em consultório particular como em instituições, com experiência também em ambientes organizacionais.

Sempre curiosa e pesquisadora da alma humana, percorreu caminhos clínicos realizando cursos e formações nas áreas da Psicoterapia Breve Psicanalítica, Psicologia Transpessoal e Gestal-terapia. Paralelamente, se aprofundou em estudos de filosofias e terapias complementares, Antroposofia, e fez formações na área da Alquimia Floral, ampliando seu conhecimento e atuação. Após se tornar mãe, se aprofundou neste universo tão especial e particular, especializando-se na área da Perinatalidade, com foco na terapia materno-infantil.

Atualmente realiza atendimentos em psicoterapia individual de adultos e atendimentos especializados a gestantes, puérperas, mães e pais para questões da parentalidade. Trabalha com a visão da Psicologia Integrativa, tendo como base os referenciais adquiridos através dos estudos e da prática clínica.

Fotos: Aimeé Longman