O QUE É

Parto Humanizado

Uma das primeiras coisas que passa na cabeça da maioria das pessoas é que Parto Humanizado acontece na banheira, em casa, que não tem nenhum tipo de intervenção e/ou assistência. Ao contrário do que se imagina, o Parto Humanizado tem como base três pilares: Protagonismo da mulher, medicina baseada em evidências científicas e assistência transdisciplinar, ou seja, as intervenções são realizadas somente quando necessário for, os desejos e escolhas da mulher são respeitados e diferentes profissionais dividem o cuidado sem centralização em uma única pessoa detentora de informações.

Um parto humanizado é um parto respeitado.

Humanização é, segundo o dicionário, “o ato de humanizar” e isto faz sentido se pensarmos que hoje as mulheres são tratadas como um número dentro do hospital: são vistas como pacientes com tempo cronometrado para ficar na instituição afim de parir seu bebê. Ou seja, é necessário humanizar o cuidado que hoje é oferecido sem individualização e respeito à historia de vida de quem está parindo e de quem está nascendo

Um Parto Humanizado é um parto com respeito. É entender a história da família, oferecer informações, apoiar suas escolhas, orientar sobre os melhores caminhos e cenários, oferecer cuidado técnico atualizado, construir possibilidades de assistência e oferecer recursos para driblar o sistema cesarista, superando os próprios medos e anseios. É pensar, planejar e desejar uma experiência de parto segura e positiva e ter acesso a pessoas e condutas que favoreçam esse cenário.

Oferecer uma assistência humanizada só é verdadeiramente possível quando trabalhamos em equipe, pois essa abordagem amorosa e sensível ao parto requer a união harmoniosa de vários profissionais capacitados. A presença de Obstetrizes, Enfermeiras Obstétricas, Obstetras e Doula, entre outros, permite-nos criar um cuidado que se adapta às necessidades físicas e emocionais da parturiente. A colaboração e interação entre esses especialistas não apenas enriquece as decisões clínicas e as opções de intervenção, mas também cria um ambiente de apoio contínuo e compassivo, essencial para promover uma experiência de parto empoderadora, segura e cheia de afeto. Ao honrar a autonomia da mulher e reduzir intervenções desnecessárias, essa abordagem colaborativa reduz risco de complicações para mãe-bebê.

Texto: Daliria Jorquera – Doula e placenteira

Conheça nossa assistência do ano de 2022 em números:

TAXA DE CESARIANA
8.3%
EPISIOTOMIA
0%
LACERAÇÃO DE 3 E 4 GRAUS
0%
TAXA DE ANALGESIA NO PARTO
45.2%
CONTATO PELE A PELE NA 1ª HORA DE VIDA
100%
CLAMPEAMENTO DO CORDÃO UMBILICAL APÓS PARAR DE PULSAR
100%
AMAMENTAÇÃO NA 1ª HORA DE VIDA
100%