Ao falarmos da saúde da criança, hoje em dia, sabemos que precisamos ampliar um pouco mais o nosso olhar. O binômio mãe-bebê precisa ser visto e cuidado, desde a gestação. E o trinômio mãe-bebê-família também precisa ser visto com muito carinho.
Vou além, dizendo que a importância se inicia, ainda, quando essa nova vida está no campo das ideias. Esta mulher e futura mãe, já precisa iniciar a construção de um ambiente etérico, anímico e espiritual, preparando-se para receber esse novo ser. Mas, em se tratando dos 1000 dias, este compreende os 270 dias da gestação mais os 365 dias do 1° ano de vida e os 365 dias do 2° ano de vida.
Este período, comprovado com evidências, impacta fortemente na qualidade da saúde deste bebê-criança, por toda a vida deste ser humano, contribuindo para evitar a ocorrência de doenças crônicas no adulto, como as doenças cardiovasculares e o diabetes.
O cuidado se faz pelo âmbito da alimentação, incluindo vegetais, hortaliças, frutas, diminuindo o consumo de ultra processados e industrializados; pela qualidade do sono, que seja restaurador; pela prática de atividade física, incluindo especialmente estar na natureza; pela qualidade dos relacionamentos.
Sabe-se que a rede de relacionamentos impacta diretamente no coeficiente de felicidade de uma população. E, para encerrar, o cultivo da espiritualidade, também é importante em todo este período.
Podemos perceber, mediante ao que foi colocado, que todos esses itens são fundamentais para estabelecer um estado de saúde, sendo construído passo-a-passo, com parcimônia, amor. E que implica em mudanças de hábitos, muitas vezes tão arraigados e num Estilo de Vida que diz respeito à saúde, a longo prazo!
Texto da Dra. Alessandra Ribeiro, pediatra antroposófica, CRM 85208