Osteopatia na gestação e para o recém-nascido

Durante o decorrer da gestação, ocorrem processos fisiológicos para que este bebê possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Ocorrem mudanças nos sistemas corporais como o sistema vascular, cardíaco, respiratório, linfático músculo esquelético entre outras mudanças.

O corpo da mulher tem a capacidade de adaptar-se à essas mudanças. Porém, algumas vezes estas podem vir acompanhadas de desconfortos e dores, quando os sistemas não estão conseguindo se adaptar tão bem. É aí que a Osteopatia entra como uma grande aliada. Com uma visão sistêmica, que visa compreender o funcionamento desses sistemas, quais as mudanças fisiológicas em cada fase e quais as possíveis disfunções que podem aparecer e gerar sintomas, a Osteopatia atua como uma forma de ajudar o corpo a encontrar o seu caminho de equilíbrio.

Os principais benefícios são:

  • Melhora na dinâmica do sistema nervoso, linfático e vascular aliviando inchaços, enxaquecas, insônia por exemplo;
  • Ajustes corporais que trazem liberdade de movimento para a pelve, coluna e todo o sistema musculoesquelético, aliviando dores e desconfortos como a pubalgia, ciatalgia, lombalgia, cefaleias entre outras;
  • Manobras suaves que irão melhorar a dinâmica do diafragma e vísceras abdominais, aliviando desconfortos digestivos como constipação, estufamento.

Além disso, esses cuidados beneficiam e muito o bebê, pois ele terá mais espaço e liberdade para se movimentar e se posicionar melhor para o parto, recebendo todos os nutrientes que precisa. Uma mãe livre de dor, com alívio de stress e consequentemente mais feliz, poderá curtir muito mais esse momento.

No pós-parto, os benefícios se estendem a mãe e ao bebê, no apoio à amamentação, aliviando qualquer tensão que possa estar dificultando esse processo, atuando no alívio de cólicas, refluxo, constipação, o que contribui muito para a qualidade de sono do bebê e dos pais, auxiliando a mãe em qualquer processo de dor ou desconforto, orientando sobre alguns cuidados com o RN entre outros cuidados que possam trazer mais conforto para a mãe, bebê e família nesse início.

Texto: Julia Von Gal – Osteopata especializada em gestação e pediatria

Foto: Aimeé Longman